No dia 23 de abril de 2006, os apóstolos Ari e Denise oraram pelos Prs. Ralf e Liza que assumiram a liderança da igreja à partir de então.
Com cerca de 60 membros, a igreja reunia-se no espaço de um salão alugado na Rua Inglaterra – no bairro do Jardim Caiçara. Na ocasião, a igreja trabalhava com 6 grupos familiares mal estruturados e o discipulado um-a-um não era uma realidade para todos os membros.
Iniciou-se o processo de conquista dos membros e organização dos grupos, discipulados, ministérios… Neste período o trabalho foi bastante intenso pois os pastores ainda moravam no Rio de Janeiro, ajudavam os Apóstolos na igreja em Irajá, e ainda pastoreavam a igreja de Magé.
Uma das primeiras providências dos Prs. Ralf e Liza foi legalizar a igreja juridicamente e abrir uma conta bancária. Todos os recursos passaram a ser direcionados para a aquisição de um imóvel próprio.
Em dezembro de 2008, depois de meses de oração no monte e procura por terrenos para compra, fechamos negócio com o imóvel à Rua José Paes de Abreu, 870. Uma “santa loucura” na ocasião, pois com cerca de 100 membros então, assumimos compromissos financeiros mensais e intermediárias altas para em 2 anos quitarmos a compra do imóvel. A igreja abraçou o desafio e em janeiro de 2009 tomamos posse das chaves e, iniciou-se todo um processo de demolição e retirada de entulho.
A igreja continuava reunindo-se no pequeno salão à Rua Inglaterra e já não comportava o crescimento numérico. Pela misericórdia do Senhor e ajuda de uma querida irmã, então diretora de uma escola, conseguimos utilizar o espaço de uma escola pública para a realização dos cultos. Saímos do aluguel e passamos a nos reunir na escola em abril de 2009. No mesmo ano já começamos a construir o galpão no imóvel à Rua José Paes de Abreu. Decidimos já construir com 2 pavimentos para a estrutura das salas e do salão de culto.
Foram 19 meses economizando o aluguel para investirmos na obra, mas, de muito trabalho montando e desmontando toda estrutura, todos os domingos, para a realização dos cultos! Finalmente, no dia 27 de dezembro de 2010, a PASSEATA DA VITÓRIA, partir do portão da escola rumo à nossa “Terra Prometida”. Um dia quente de verão mas de muita emoção, lágrimas de alegria e celebração pela conquista.
Mudamos para um prédio totalmente em obra: Banheiros inacabados, chão sem contra-piso levantando muita poeira com a ventania – muita, muita coisa no improviso, mas… finalmente no nosso local!
O ano de 2010 foi dedicado às obras internas: término dos banheiros, das salas das crianças, cantina, rampa e finalmente: piso e rebaixamento do salão. Tudo isso, toda a aceleração da obra é um MILAGRE de Deus através do esforço e garra de cada uma de nossas ovelhas. No mês de maio lançamos o Desafio 1.500, que foi uma estratégia para que cada Grupo Familiar trabalhasse pra levantar recursos financeiros para o término da obra.
O crescimento e avanço da obra foi paralelamente acompanhado pelo crescimento qualitativo e quantitativo das ovelhas. Em pleno ano de obras na igreja, inauguração a igreja no Porto do Carro, um salão para 300 pessoas e multiplicamos a igreja, transferindo 109 membros pra lá. Mais uma “santa loucura”!
No final do ano de 2012, adquirimos o nosso prédio próprio e, em março de 2013, inauguramos o novo núcleo da Comunidade Evangélica Cristã de Cabo Frio no Jardim Esperança.
Ainda em 2013, mais uma grande conquista: inauguramos o núcleo da CEC em São Pedro da Aldeia, no dia 07 de setembro. O núcleo está sob os cuidados dos Prs. Cleber e Marta. E no final do ano, alcançamos a marca dos 100 Grupos Familiares!
Assista o vídeo abaixo que conta um pouco de nossa história.